medicina nuclear Pode ser divertido para qualquer um

B) Drenagem biliar com prótese plástica. Colangiopancreatografia retrógrada endoscópica (CPRE) e prótese transtumoral por via endoscópica

A Ainda mais concorrida carreira da área de Biológicas, a Medicina é a Ainda mais nobre das profissões: a Feição por prevenir e curar doenças.

ESTES achados citológicos incluem cé especialmentelulas com citoplasma escasso, isoladas ou agrupadas em arranjos tridimensionais, com ESTILOçãeste variável do estruturas acinares. Os núcleos são hipercromáticos, volumosos, pleomórficos e irregulares. Pode vir a ser observada vacuolizaçãeste citoplasmática, indicando mucoprodução (Figura 6).

A paciente do caso apresentado foi submetida à USG e TC do abdome, de que demonstraram dilatação da via biliar intra-hepática, sem alteraçãeste da vesícula biliar (Figura 3). Em seguida, foi realizada uma colangiopancreatografia endoscópica, sendo visualizada uma estenose do hepatocolédoco proximal, porfoim sem progressãeste do fio guia (Figura 4).

A ultrassonografia (USG) transabdominal, realizada tais como estudo inicial, pode evidenciar a dilatação DE vias biliares, considerada este sinal indireto mais comum dessa neoplasia, usando uma mudança abrupta do calibre ductal indicando o local do tumor. Quando a causa da obstrução biliar nãeste é natural definida através USG, ou pelo caso de lesões nodulares periffoiricas indeterminadas, é necessário o prosseguimento da investigação propedêutica, usando tomografia (TC) ou ressonância magné especialmentetica (RM)‚Äč, qual sãeste os métodos do escolha de modo a este estadiamento e planejamento terapêutico do colangiocarcinoma.

As células tumorais circundam ramos nervosos e infiltram similarmente identicamente conjuntamente ESTES tratos portais, invadindo as vênulas e os linfáticos, levando ao desenvolvimento precoce por metástases.

O qual é o colangiocarcinoma? Típico do epitélio biliar que surge da árvore biliar intra e Em excesso-hepática, o colangiocarcinoma trata-se do 1 tumor relativamente raro, de etiologia desconhecida na maioria Destes quadros, e responsável por 5% Destes tumores primários do fígado.

A identificaçãeste desse tumor é 1 grande desafio devido ao feição paucicelular da neoplasia e exige abordagem multidisciplinar de que inclui a análise clínica, laboratorial e endoscópica, para além de estudos radiológicos. Nesse sentido, ESTES mé especialmentetodos de imagem têm destaque na investigaçãeste do colangiocarcinoma, como possibilitam confirmaçãeste diagnóstica de maneira não invasiva, estadiamento pré-terapêutico, análise da ressecabilidade da lesão e avaliaçãeste do pacientes por Cafifa perigo.

Figura 5 - A) Ecoendoscopia mostrando espessamento da parede do colfoidoco;

Este exame possui elevado sensibilidade para identificar lesões localizadas na porçãeste distal (100%) do qual na porçãeste proximal (83%) do hepatocolé especialmentedoco. Na determinação do acometimento da veia porta, sua acurácia varia do 88% a 100% e é superior aos outros métodos de imagem em predizer a ressecabilidade da lesãeste e em detectar metástase linfonodal regional.

Quanto à colangioressonância, a acurácia na localização da lesão e na determinação da causa da obstruçãeste da via biliar é ao redor de 95%. Similarmente identicamente conjuntamente nesse caso, o exame deve ser realizado antes da drenagem biliar.

Tais procedimentos similarmente identicamente conjuntamente têm papel fundamental na programaçãeste da cirurgia, visto qual a ressecçãeste cirúrgica é a única opção do cura qual leva ao aumento da sobrevida nesses pacientes. Após a exclusão do crité especialmenterios de irressecabilidade, o próximo passo é este planejamento terapêutico.

Figura 3 - TC mostrando dilatação por vias biliares intra-hepáticas (setas). Figura 4 - Colangiografia percutânea mostrando estenose no colfoidoco proximal Passo a passo na investigação 

Na histopatologia, a apresentaçãeste macroscópica Têm a possibilidade de ser de 3 MODOS – FORMATOçãeste este formulário de contato de massa, infiltrativo periductal e padrão de crescimento intraductal.

RM Possibilita adequada avaliaçãeste do tumor, da relaçãeste usando as estruturas adjacentes, a ser mais sensível e especíVive de que a TC na identificação e caracterização do lesões secundárias Permite a visualização da árvore biliar por sequências colangiográficas (colangioressonância) ou por meio do contraste hepatoespecífico, excretado pelas vias biliares Fornece informações necessárias de modo a a cirurgia e de modo a este planejamento terapêutico Ecoendoscopia Auxilia pelo diagnóstico e estadiamento (pela proximidade do probe de ultrassom pelo duodeno utilizando o hepatocolédoco) Possibilita visualizar lesões pequenas (a partir por 3 mm), nãeste visíveis previamente por outros mé especialmentetodos do imagem Permite a realizaçãeste do punção ecoguiada em pacientes com falha diagnóstica através CPRE CPRE Útil no diagnóstico e procedimento Permite a identificaçãeste por visão direta da lesão e a realizaçãeste por biopsias, aumentando a sensibilidade diagnóstica de modo a cerca por 90% Via de modo a a realizaçãeste por drenagem biliar saiba como procedimento paliativo em pacientes utilizando doença irressecável PET/CT Permite este estudo em Argumento da anatomia e da atividade metabólica glicolítica Útil no estadiamento pré-operatório de modo a a pesquisa de metástases, principalmente em tumores intra-hepáticos Tomografia por emissão do pósitrons associada à tomografia computadorizada (PET/CT)

Por endoscopia, empregando a técnica retrógrada (Rendezvous), foi passada a prótese metálica de 10 mm / 9,0 cm, a ser a paciente encaminhada ao procedimento cirúrgico. Esta foi submetida à ressecçãeste local e linfadenectomia, seguida do quimioterapia. A paciente evoluiu usando queda progressiva da bilirrubina. Nove meses depois, apresentou múltiplas metástases hepáticas e faleceu 15 meses após o tratamento cirúrgico.

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15

Comments on “medicina nuclear Pode ser divertido para qualquer um”

Leave a Reply

Gravatar